Séries Iniciais

Importância do uso da OD com os alunos.

Sou Kathia Seib, professora de séries iniciais há 23 anos, onde os últimos 18, ininterruptos na Escola Dr. Ferreira de Abreu, trabalho com 2 turmas de 5º ano. Sou formada em Pedagogia pela Ufrgs, fui aluna da unica turma que licenciou professores na modalidade à Distância neste curso, nesta universidade, curso denominado de PEAD. Esta formação me proporcionou um avançado conhecimento das Tecnologias da Informação e Comunicação, onde pude aplicá-las em minhas aulas, enriquecendo o aprendizado de meus alunos junto com os livros, o quadro e o caderno. Desenvolvi meu TCC sobre a contribuição da ferramenta Pbworks, um recurso on line e colaborativo, na construção do processo de ensino e aprendizagem e meus alunos foram meu instrumento de avaliação.
A presença das tecnologias está cada vez mais integrada às atividades educacionais e o professor deve ficar muito atento a estas mudanças. Os diferentes recursos tecnológicos estão se tornando aliados para que a educação se torne inovadora e a utilização de diversas ferramentas leva os alunos a adquirir uma autonomia na construção de seu conhecimento, transformando-os em protagonistas discentes de seu aprendizado. O professor passa a assumir um papel diferente, de detentor do conhecimento ele passa a ser também investigador na educação, juntamente com seu aluno, interagindo e socializando o novo aprender, transformando a ideia de conhecimento unilateral para interdisciplinar.
Eu procuro integrar o computador nas aulas, seja via internet ou pelos seus próprios recursos, através de sites específicos para pesquisa, sites para hospedagem de produções, produção textual onde cada um pode reavaliar e construir sua aprendizagem e até com jogos educacionais.
Os alunos costumam trabalhar em duplas, assim há uma maior troca na construção do aprendizado, com uma periodicidade quinzenal, ou semanal conforme o projeto que estamos desenvolvendo e a disponibilidade de horário na OD.
No momento estamos trabalhando a construção e correção da escrita, onde os alunos fazem pesquisas, resumem os textos e criam produções textuais, hospedando-as no site Pbworks, com o endereço criado especialmente para a turma.
Este recurso possibilita que a família visualize e interaja com as atividades desenvolvidas na escola, em casa, bem como fazer comentários nas produções, estreitando a relação Aprendizagem X Escola X Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário.
Favor assinar o Blog com nome e email.